sua cidade na ponta dos dedos

Ajuda - Primeiros passos

Aqui reunimos algumas questões básicas que vão auxiliá-lo na utilização de nossos serviços.

Como o nome sugere, o Perfil Bússola vai dar o Norte para localizar, em sua cidade, empresas e profissionais através da pesquisa pelos produtos e serviços oferecidos em seus estabelecimentos comerciais. Um mecanismo de busca exclusivo para a sua cidade, onde provavelmente todos os resultados das pesquisas serão relevantes.

Você pode acessar a pesquisa de duas formas:

  • Como visitante anônimo:
  • - Não precisa de registro.
  • - Basta informar a URL Cidade na Web® seguida do nome da sua cidade (tudo junto, sem acento ou cedilha) mais o hífen e a UF. Ex.: cidadenaweb.com.br/teresopolis-rj
  • - Você pode pesquisar por qualquer coisa em sua cidade, para conhecer os locais aonde poderá adquirir.
  • OBS: Para entrar em contato com empresas e profissionais é necessário ter um e-mail ou telefone de contato registrado.
  • Usuário registrado:
  • - Registro em dois passos (identificação e local padrão)
  • - Sua navegação sempre continua de onde parou.
  • - Você pode entrar em contato com as empresas abrindo Chamados via e-mail (opção padrão) ou SMS (empresas assinantes) para tirar dúvidas ou confirmar a disponibilidade de ofertas.

Cidade na Web® foi estruturada para entregar somente resultados relevantes. Com isso você pode navegar por todas as páginas de um resultado de pesquisa, pois lá vão conter empresas-alvo que também oferecem o item procurado, estando apenas mais próximas ou mais distantes de você. Isto facilita o encontro das partes interessadas, proporcionando agilidade, praticidade, economia e segurança na solução das situações mais diversas em sua cidade.

Depois que você criar o seu Perfil Bússola, ao acessá-lo de um celular, por exemplo, a página inicial deve ser parecida com a imagem a seguir. Note que existem três opções de pesquisa: Produtos, Serviços e Negócios.

Mecanismo de pesquisa

OBS: Antes de começar a digitar pelo que deseja encontrar, verifique se a opção ativa é adequada para o termo que você irá informar.

Exemplos:

  • Produtos
  • Pão de mel, toalha de mesa, bola de ping-pong, etc.
  • Serviços
  • Pintura residencial, buffet, troca de óleo, etc.
  • Negócios
  • Farmácias, restaurantes, papelarias, etc.

Quando você começar a digitar uma palavra (neste caso, o nome de um produto), o sistema também começa a sugerir nomes. Geralmente, antes que você termine de digitar a palavra completa, a opção desejada já aparecerá nas sugestões (isto é, se o item realmente estiver disponível).

Para sempre obter sugestões relevantes seja o mais específico possível e tente informar a grafia da palavra o mais próxima possível da forma original.

OBS: Um detalhe importante nesse momento é que você precisa escolher uma das opções sugeridas pelo sistema para que a pesquisa por empresas-alvo seja iniciada.

Sugestões de pesquisa.

No exemplo do vídeo a seguir, ao tocar na opção de pesquisa "Negócios" e digitar "rest", logo o sistema sugere "Restaurantes". Ao escolher essa opção, o resultado é uma listagem de empresas, ordenadas pela distância (em linha reta), da mais próxima para a mais distante do seu ponto de referência.

Para saber mais sobre as empresas listadas nos resultados (empresas fictícias, criadas apenas para o exemplo), basta navegar pelos botões que aparecem no final de cada linha.

Opções de interação com as empresas.

Tocando no primeiro botão (da esq. para dir.) você poderá enviar um chamado ao responsável pelo estabelecimento e tirar suas dúvidas sobre a oferta anunciada.

Enviar um chamado.

Todas as mensagens trocadas ficarão registradas no seu perfil, na seção "Chamados".

Sessão chamados. Opções de interação com as empresas.

No botão do meio você visualiza o perfil público da empresa, onde você poderá conhecer mais sobre ela e também pesquisar internamente por suas atividades, seus produtos e/ou serviços.

Perfil da empresa. Opções de interação com as empresas.

Na terceira e última opção você visualizará um mapa com a rota detalhada entre você e a empresa selecionada.

Trajeto entre você e a empresa.

Nessa mesma tela, você também poderá navegar pelas rotas que ligam você e as outras empresas listadas na página de resultados corrente.

Opções de rotas.

Selecione o meio de transporte que você irá utilizar para chegar até a empresa (dirigindo, andando ou de bicicleta) e também alternar entre o seu local padrão e o local onde você está no momento (caso você aceite que o sistema detecte a sua localização atual)

Vamos oferecer este recurso na medida em que estivermos atendendo mais cidades.

Ainda não, mas vamos criar o tempo e a oportunidade para que isto aconteça o mais breve possível.

Este perfil é destinado às pessoas que atuam no comércio de sua cidade e desejam facilitar o acesso das pessoas ao seu ponto comercial, objetivando o aumento das vendas e o fortalecimento do seu nome em sua região através da pesquisa em sua Cidade na Web®.

Quer saber como? Vinculando a localização do seu ponto comercial com todas as informações sobre produtos e serviços que você oferece no mercado. Além disso, toda a categorização relacionada a sua empresa e ao que você comercializa. Com isso, vamos criar um arcenal de termos que vai fazer você aparecer nos resultados de pesquisas sempre que quaisquer dos itens relacionados a você for procurado, reforçando sua marca e sua referência na região.

Cidade na Web® é preparada para entregar resultados hiper-relevantes a quem utiliza seu mecanismo de busca. Navegue por todas as páginas de resultados, pois vai encontrar empresas-alvo que comercializam o item pesquisado, estando apenas mais próximas ou mais distantes de você.

Para alterar o seu perfil e deixá-lo com a cara da sua empresa, no menu lateral (o acesso é através do ícone listrado, ao lado da nossa marca, sinalizado pelo número 1, em amarelo) toque no ícone em forma de engrenagem (assinalado pelo número dois, em amarelo) que fica logo abaixo da foto de perfil.

Como acessar a sessão Editar Perfil

A sessão Perfil é divida em cinco áreas:

  • 1) Informações de acesso;
  • Campos para identificação dentro do sistema e para comunicação.
  • 2) Identificação visual;
  • Imagem que identificará seu perfil no site; nos mapas, nas mensagens trocadas com quem utiliza o sistema de busca e no *perfil público da empresa. Existem controles com os quais você poderá fazer edições básicas na sua foto (girar, mover em todas as direções e recortar), para que se consiga o melhor enquadramento.
  • 3) Informações da empresa;
  • Aqui você define o nome da sua empresa; que será usado para definir a sua *URL Cidade na Web®. Define a sua *Relação com o consumidor; que pode ser: Venda de produtos, prestação de serviços ou oferta de produtos e serviços. Por fim, define *quantos ramos de negócio sua empresa atende.
  • 4) Personalização do layout*
  • Nesta sessão você tem em mãos toda a estrutura de código do seu perfil público. Somente para utilização por programadores web experientes, aqui é possível personalizar toda a aparência da sua página, assim como incluir informações mais detalhadas sobre a sua empresa.
  • 5) Informações de localização;
  • Caso a sua empresa mude de endereço ou se você tem um ponto comercial móvel, entre em contato com a gente para solicitar alterações.
  • * Recursos exclusivos Alvo Premium
Sessão Editar Perfil

A partir da página inicial do site, siga o link "Nossa proposta". Então, toque em "Para negociar" e finalmente terá o link Criar plano.

Na página "Criar plano", você decide quanta informação será relacionada ao seu perfil. O número sugerido inicialmente é de 50 ofertas, sendo este o montante de cada produto, serviço, ramo de negócio, categoria de produto ou serviço que sua empresa tenha disponível para ao mercado consumidor de sua cidade. Se você trabalha com maior ou menor quantidade de ofertas, basta ajustá-la utilizando as pequenas setas à direita da numeração. Perceba que você também poderá escolher a forma de pagamento desejada alternando o interruptor cartão/boleto.

Criar plano de assinatura

DICA: É importante "reservar espaço" para classificar a sua empresa em relação aos ramos de atuação e também categorizar seus produtos e/ou serviços. Nesse caso, se você oferecesse exatamente 50 produtos não sobraria espaço para dizer que você tem uma lanchonete, por exemplo.

A nossa adesão ao modelo de assinaturas, pela sua natureza recorrente e até mesmo de fidelidade, nos dá a oportunidade de oferecer um serviço inovador por um custo bastante acessível. No caso da implantação, dependendo do plano escolhido, você também poderá escolher em quantas vezes quer dividir o valor. Tudo para facilitar o atendimento a todas as categorias de negócios e seus respectivos consumidores.

Cada plano é precedido pela fase de implantação. É quando vamos organizar e padronizar tudo, segmentando, categorizando e adequando cada item, de forma que os mínimos detalhes sejam otimizados para a sua referência e localização. É um serviço que ocorre geralmente uma só vez e o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado no boleto ou cartão.

Forma de pagamento

No exemplo acima, selecionamos a forma de pagamento da implantação e alteramos o interruptor para ativar o boleto. Quando optamos por dividir o total em 2x, o sistema mostra o valor das parcelas acrescido de um percentual.

O cadastro de produtos e serviços no sistema é realizado exclusivamente pela Cidade na Web® e depende da contratação de um plano de assinatura. Isso proporciona ao serviço:

  • 1) Estruturação padronizada (e exclusiva) das informações;
  • 2) Informação concisa e sem duplicidade;
  • 3) Maior controle da autenticidade das informações;

Entre outros pontos, que visam exclusivamente o aumento da qualidade final do serviço.

Este perfil é utilizado para transmitir a ideia do projeto Cidade na Web® para os empreendedores espalhados pelas cidades do Brasil a fora. Seja um agente disseminador da marca Cidade na Web® como o mecanismo de busca referência, específico para nossas cidades, e que vai facilitar a vida de quem mora ou visita uma localidade, quando precisar encontrar um serviço especializado ou um produto que atenda às necessidades do momento.

Através do seu Perfil Satélite, utilize nossa ferramenta para enviar e-mails pré-configurados como convites aos seus amigos que possuam algum tipo de empreendimento em sua cidade. Assim, poderemos verificar se os e-mails que você indicou foram usados para criar perfis alvos, assinantes ou não. Esta seria uma forma simples de medirmos a eficiência de suas ações e assim podermos bonificá-lo com 10% do valor da implantação (quando aplicável) + 15% do valor da mensalidade paga pelo cliente, enquanto ele estiver ativo.

Ficaremos honrados com a sua presença e colaboração na construção de sua Cidade na Web®!

Na área administrativa do seu perfil, clique em "Convites" e depois em "Enviar".

Convidar empresas

Preencha o formulário com o nome e o e-mail de contato do responsável pela empresa que deseja convidar (você precisa conhecer a pessoa para quem irá enviar o convite) e clique em "Adicionar destinatário". À medida que você for adicionando destinatários ao convite é possível conferir no mostrador se as informações estão corretas antes do envio. Você poderá adicionar até cinco destinatários ao convite.

Adicionar destinatários

Depois, é só clicar em "Convidar". Você será avisado caso algum dos destinatários já tenha recebido um convite ou se ele já tem um perfil.

Não aconselhamos. Pedimos que somente envie convites para pessoas que você realmente conheça. No corpo da mensagem-convite também irão as suas informações; foto, nome e e-mail para contato. Se você não for reconhecido na mensagem, é possível que ela seja marcada como indesejada pelo destinatário (SPAM).

O processo de cadastro é o mesmo para todos os perfis. Na página inicial, clique ou toque no botão correspondente ao perfil desejado, na região que abrange o ícone e seu texto (demarcado pela linha tracejada vermelha).

Região ativa dos botões com sub-botões

A ação levará você para a tela inicial do processo de registro, que possui três passos:

  • 1) Criar sua identificação no sistema;
  • Aqui você nos informa o seu nome (de preferência, o verdadeiro, dando maior credibilidade ao perfil), um endereço de e-mail (de uso contínuo, para autenticar seu perfil, contato para realizar negócios, comunicados internos, etc.), sendo este seu login de acesso e, nos dois últimos campos, define uma senha de acesso ao sistema.
Criar identificação no sistema
  • 2) Informar o seu endereço completo;
  • O sistema precisa de um endereço padrão para calcular rotas entre quem está pesquisando e quem está ofertando algo em sua cidade. Uma dica para agilizar o processo é informar primeiramente o CEP, para preenchimento automático dos demais campos.
Informar o seu endereço completo
  • 3) Confirmar o registro do perfil.
  • Acesse o seu endereço de e-mail. Lá deve estar nossa mensagem de bem-vindo(a). No corpo da mensagem estará o link para concluir o processo de cadastro. Você será direcionado para uma página no site Cidade na Web®, onde a autenticação será finalizada.
Confirmar o registro do perfil

Na página inicial, os botões de acesso aos perfis possuem "botões-filhos", que alteram o comportamento dos respectivos pais. O status padrão desses botões é o de "criar" um perfil.

Botões de opção

Então, clicando nesse seletor, você vai ativar a opção "entrar". Assim, é só clicar na área ativa do botão pai que você será levado para a página de login.

Acessar página de login.

O processo de login é composto por duas etapas. Na primeira, preencha o campo com o seu e-mail de registro e clique em "enviar". As opções "Tempo determinado" e "Manter conexão" definem se você deseja que o navegador que você está utilizando deixe seu perfil livre para acessos posteriores ou se quer que o acesso ao seu perfil seja encerrado automaticamente em algumas horas.

Sugerimos utilizar a opção "Tempo determinado" somente quando você não estiver usando o seu computador (mesmo que você esqueça de sair do sistema, ele será encerrado). Se o acesso ao perfil for feito pelo seu dispositivo/computador pessoal, deixe a opção padrão marcada. Caso contrário, será necessário realizar o processo de login sempre que desejar fazer uma pesquisa.

Tela de login.

Na segunda etapa você é questionado pela sua senha de acesso. Informe-a no campo >> Acessar >> Pronto! Você já poderá desfrutar dos benefícios que somente Cidade na Web® traz para você ;)